Carlos Biscaia

Carlos Biscaia

@ Portugal

Tema Palestra: Astrologia na Última Ceia ” Uma interpretação esotérica e astrológica do afresco de Leonardo da Vinci”
Leonardo da Vinci é uma das figuras incontornáveis da nossa história, multifacetado e dotado de uma genialidade ímpar que irreparavelmente marcou a época renascentista, época essa que marca um momento de viragem no curso da humanidade, das trevas em direção à luz.
Tal como algumas outras célebres obras de arte unanimemente reconhecidas pela capacidade de transcendência à erosão do tempo, “A Última Ceia de Cristo” persiste aos dias de hoje como uma obra prima da arte renascentista, contudo, poucos sabem que para lá da perfeição estilística e da imagética sacra nela espelhada de forma imaculada, está igualmente impregnada sabiamente de simbologia esotérica e astrológica.
Leonardo Da Vinci, que muitos apontam ter pertencido à ordem secreta “O Priorado de Sião”, além dos seus inúmeros talentos, era também um profundo conhecedor dos saberes esotéricos e astrológicos, saberes que usou para executar esta sua obra maestra.
Na palestra que irei apresentar, iremos juntos mergulhar no imaginário evocado na pintura, percebendo que nada foi deixado ao acaso e que tudo foi representado de forma precisa e com um claro propósito. Desde as cores à perspetiva usada, da expressão corporal dos intervenientes aos jogos de luz e sombra, iremos indagar na profundidade arquetípica e simbólica escondida subliminarmente dos olhares mais desatentos, percebendo que, mais do que um marcante episódio bíblico sobejamente conhecido por todos, ali está retratada uma completíssima mandala astrológica repleta de conhecimento esotérico, onde os 12 signos e sua relação com o ser humano, ou se quisermos, os 12 apóstolos e sua relação com cristo, é esplanada de forma exímia por Da Vinci, uma das mentes mais brilhantes que a humanidade já conheceu.

Biografia: A Astrologia, a meu ver, é bem mais rica se cruzada com outros saberes, e é exatamente aí que julgo me diferenciar, pois pelos anos de aprimoramento desenvolvido nas áreas já supramencionadas, julgo ter uma visão muito abrangente na abordagem astrológica. Mais do que ferramenta de adivinhação ou previsão, acredito que astrologia deve, em vez de dar respostas, ajudar a que se façam as perguntas corretas, dando especial ênfase ao processo de autoconhecimento, essencial ao equilíbrio e harmonia interna de cada um. O meu nº de associado ASPAS é o 444.