Maria José Costa Félix

Maria José Costa Félix

@ Portugal

Tema Palestra: Um ciclo completo de Úrano
Através do desenrolar do ciclo de cada planeta, a astrologia vai-nos ensinando a olhar para lá de nós mesmos. Tomar consciência da razão pela qual viemos a este mundo aqui e agora e cada um com uma missão específica. E escolhi o ciclo de Úrano para tema da minha palestra, não só pelo seu papel nas atuais transformações do nosso universo, mas também por já saber por experiência própria o que é viver um ciclo completo deste planeta. É através das circunstâncias das nossas vidas que ele, ao longo de 84 anos, nos vai revelando que podemos ser donos de nós próprios. Não falarei teoricamente sobre o seu significado, mas como ele me tem ensinado a ousar assumir as minhas potencialidades, aceitando dificuldades com que também seja confrontada – enfrentando portanto também a minha sombra, aquilo de que em mim não gosto. Ser livre é ousar acreditar que a vida continua para lá de quaisquer condicionamentos que nos sejam impostos. Úrano ocupa um lugar muito importante no meu horóscopo natal. Mas, como acontece com todos nós, comecei por viver a sua energia de forma inconsciente. Só que, ao longo do seu ciclo fui ousando penetrar cada vez mais em tudo o que sou. E já aprendi que, custe o que custar, será assim até ao fim desta minha vida…

Biografia: Mãe de cinco filhos, 13 netos e um bisneto, Maria José Costa Félix é licenciada em Filologia Germânica pela Faculdade de Letras de Lisboa e frequentou o Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA).
Fez parte de um Grupo de Investigação num hospital psiquiátrico do Rio de Janeiro e publicou no Brasil o livro Histórias de um Nome.
Secretária de secretário de Estado e adjunta de primeiro-ministro em dois Governos depois do 25 de Abril em Portugal, foi jornalista durante muitos anos: redatora nas revistas Espaço Tempo Magazine, Máxima e Marie Claire, colaboradora nas revistas Volta ao Mundo, Viver com Saúde, Casa e Decoração, Grande Reportagem e XIS e nos jornais Semanário, O Jornal e Correio da Manhã.
Tendo-se iniciado no Brasil, é astróloga há 40 anos e foi uma das fundadoras do Quiron, Centro Português de Astrologia. Nesta área dirigiu um suplemento do jornal Sete, participou em diversos programas de televisão e rádio, assim como em congressos no Rio de Janeiro e em Portugal e desde sempre tem dado consultas e aulas privadas.
Durante anos publicou na editora Leya livros de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal: Bem-Estar Interior (best-seller editado no Brasil pela EditoraGente com o título Conquiste seu Bem-Estar Interior e Aproveite a Vida), Mais e Melhor, Vamos Falar de Amor?, Sol e Lua de Mãos Dadas, Ajude o Seu Filho a Crescer em Paz, Conheça Bem as Asas que Tem, Morrer e Renascer, Atalhos do Amor, Envelhecer Sem Ficar Velho, Viver com Doenças Sem Ser Doente. Publicou As Várias Estações da Vida na editora Eu edito. E na althum, Memórias Que Vieram Ter Comigo. Membro nº 89 da ASPAS- Associação Portuguesa de Astrologia.

website: www.facebook.com/mjcostafelix